.: Prefeitura realiza aula inaugural da segunda edição do projeto Monitoria de Turismo 60+

5 de julho de 2023

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba), realizou na manhã de hoje, terça-feira, 4/07, a aula inaugural da segunda edição do projeto Monitoria de Turismo 60+, que consiste em um curso gratuito para capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade. O curso tem 30 matriculados, número limite de inscrições.

Aulas acontecem até agosto, abordando diversas temáticas relacionadas ao Turismo – Foto CCS

As aulas estão programadas para acontecer até agosto, sempre às terças e quintas-feiras, no período da manhã, das 8h às 12h, no anfiteatro da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), localizada na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900. São ao todo 30h horas aulas.

Na aula de estreia, deram as boas-vindas aos participantes do curso o titular da Semdettur, José Luiz Ribeiro, e a diretoria municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Secretário José Luiz Ribeiro deu as boas-vindas ao alunos do curso – Foto CCS

“Nossa cidade tem muita história para ser contada e os conhecimentos que adquirimos precisam ser compartilhados, porque desta forma também estamos ajudando as pessoas a saberem mais, sejam nossos netos, filhos ou qualquer outro cidadão, então, quero parabenizar cada um que está aqui, porque fez uma excelente escolha, que vai ajudar no desenvolvimento de outros e de si mesmo”, falou Ribeiro.

Para Eliane Angeli, 70, umas das alunas do curso, essa capacitação significa a oportunidade de manter a mente ativa, principalmente após os 60 anos de idade. “Eu gosto muito de aprender e estar atualizada. Além disso, posso projetar outras coisas em minha vida, porque quem não tem projetos morre mentalmente”, falou.

Já para João Batista Alves, 67, fazer o curso Monitoria de Turismo 60+ pode colaborar para a realização de um sonho. “É um sonho meu desde a juventude, de ser agente de turismo. E vejo que com este curso poderei me atualizar mais sobre a cidade e divulgá-la, auxiliando no desenvolvimento da região”, comentou.

Entre os temas abordados nas aulas estão conceitos básicos da cadeia do turismo, serviços receptivos, o papel do monitor, o comportamento do Turista 4.0, o que esperar dos fornecedores turísticos, redes sociais, TripAdvisor e Google para atrações turísticas, hospitalidade e acolhimento como diferenciais, condução e mediação de visitas, experiência de atendimento personalizado e humanizado e coleta e organização de informações sobre ambientes e atrativos.

Conforme a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, para receber o certificado de conclusão é necessário ter frequência mínima de 75% nas aulas, além de atingir nota mínima 5 na avaliação. “Estamos bastante contentes em iniciar essa nova turma. Com certeza teremos mais pessoas para fomentar o turismo em Piracicaba e ajudar a nossa cidade crescer cada vez mais”, afirmou.