Grupo de idosas riem e erguem os braços no trenzinho turístico.
A alegria ficou estampada no rosto dos participantes do passeio

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com apoio das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Transportes Internos (Semutri), realizou hoje, quarta-feira, 22/11, passeio de trenzinho gratuito pelos principais pontos turísticos de Piracicaba, para 120 pessoas com mais de 60 anos de idade que participam dos Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), serviço da Smads, executado em parceria com a Associação Educando pelo Esporte e o Centro Social de Assistência e Cultura Paróquia São José (Cesac). A iniciativa integra o Projeto Visite Piracicaba – Geração Prateada e foi criada com o intuito de proporcionar lazer e turismo a este público.

Pessoas entram no trenzinho.
As pessoas ansiosas para entrar no trenzinho

No total foram realizados seis passeios com integrantes de grupos dos CCInter Algodoal, Jaraguá, Jardim Oriente, Jardim Itapuã, Parque Piracicaba, Parques dos Sabiás e Vem Viver. Durante o percurso de aproximadamente quarenta minutos, os participantes passaram pelos principais cartões postais do município, tendo como ponto de partida o Casarão do Turismo. Eles passaram, por exemplo, pelas regiões da ponte do Mirante, Museu da Água, passarela Pênsil, Aquário Municipal e Elevador Turístico, recebendo informações sobre os locais.

Grupo de pessoas aguardam a saída do trenzinho.
O passeio teve como ponto de partida o Casarão do Turismo

Conforme a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, o Projeto Visite Piracicaba – Geração Prateada tem como objeto promover a inclusão e proporcionar atividades de lazer para os idosos da cidade. “É muito gratificante ver o entusiasmo dos participantes na realização dos passeios e a equipe do Turismo tem se dedicado muito na execução desse projeto”, falou.

EMOÇÃO – Os participantes relataram a alegria ao passear de trenzinho pela primeira vez ou de reviver a infância, quando embarcavam em trens. Neusa Aparecida Gregório, 64, que reside no bairro Novo Horizonte, ficou satisfeita com a experência. “Amei o passeio e pude passar por pontos turísticos de nossa cidade, o que nunca tive tempo de fazer. Trabalhei por 17 anos na Rua do Porto e não tinha tempo para desfrutar das maravilhas de Piracicaba”, comentou.

Mulher de camiseta branca de óculos, com detalhes rosa, sorri.
Neusa Aparecida Gregório não escondeu a emoção em participar do passeio de trenzinho

Normeunice de Souza, 62, também moradora do Novo Horizonte, disse que foi a segunda vez que participou do passeio de trenzinho turístico. “Mas cada vez é uma nova emoção e pretendo repetir, pois é uma forma de apreciar os pontos turísticos da cidade. Durante o percurso, rimos bastante, conversamos e fizemos novas amizades, o que abrilhantou o meu dia”, ressaltou.

Mulher com gorrinhpo azum na cabeça dá entrevista ao lado do trenzinho.
Normeunice de Souza diz que amou o passeio e pretende repetir

Maria Nazaré Cordeiro, 80, que mora no bairro Algodoal, disse que nunca sentiu tanta emoção como dessa vez ao passear de trenzinho turístico. “Moro em Piracicaba há 50 anos e não me canso de falar das belezas da nossa Noiva da Colina. Esse passeio teve momentos marcantes, como passar pelos pontos turísticos, e a interação com as outras pessoas do grupo. Parabenizo os organizadores que demonstraram sensibilidade ao oferecer essa atração às pessoas idosas, sendo que muitas nunca tiveram oportunidade de ver de perto os pontos turísticos de Piracicaba”, destacou.

Mulher de camiseta verde limão, comdetales amarelo, azul e rosa, concede entrevista.
Maria Nazaré Cordeiro diz que o passeio aliou emoção e interação com as pessoas