Prefeitura recebe alunos de cursos profissionalizantes para aula inaugural

7 de fevereiro de 2020

Texto: Ronaldo Castilho

Edmara Damiani, da Semtre ministrou palestra sobre empreendedorismo.

A Prefeitura de Piracicaba através da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda) recebeu na noite de ontem, quarta-feira, (5), no Auditório da Prefeitura, os 180 alunos matriculados nos cursos de depilação, design de sobrancelhas, manicure e pedicure, maquiagem e guia de turismo. As aulas começam na segunda-feira, 10 de fevereiro.

O evento contou com a presença do prefeito Barjas Negri, do secretário Municipal de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, do coordenador do colégio Polibrasil, Felipe Tabai, do presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, José Antônio Fernandes Paiva e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Milton Costa.

As ex-alunas do curso de Massagem, Greice Eveline Faria Rosa e Milca Keila Costa, falaram aos alunos sobre a importância de se qualificar. “Eu estava com depressão, tinha consulta agendada com psiquiatra, foi quando fiquei sabendo do curso de massagem oferecido pela Semtre e Onodera, fiz a inscrição, fui escolhida para fazer o curso, e minha vida mudou, fui curada da depressão, conclui o curso e já estou trabalhando na área”, contou Milca.

Edmara Damiani, da Semtre ministrou uma palestra sobre empreendedorismo, e falou da importância do MEI (Microempreendedor Individual).

Para o secretário de Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, esses cursos de qualificação são importantes para mudar a vidas das pessoas. “Quero agradecer ao prefeito Barjas Negri, o Instituto Educacional Polibrasil por acreditar que os cursos de qualificação podem transformar vidas, foram 2.144 inscrições. Essas pessoas depois de formadas podem montar o seu próprio negócio, sendo empreendedores, e ampliar a sua renda”, disse

O prefeito Barjas falou sobre as parcerias entre a prefeitura e a iniciativa privada. “Estamos realizando várias parcerias para qualificação e capacitação com várias empresas para que as pessoas tenham oportunidade de se qualificar e ter maiores chances de se recolocar no mercado de trabalho”, disse.

Os critérios para seleção dos candidatos é estar desempregado, ter o ensino fundamental completo, ser maior que 18 anos, ser residente em Piracicaba e responsável pelo sustento da família.