Prefeitura recebe inscrições de artesãos para a Casa do Artesão do Engenho Central

31 de agosto de 2023

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), recebe inscrições de artesãos interessados em expor e vender trabalhos na feira da Casa do Artesão situada no Engenho Central. Serão selecionados dez artesãos. As inscrições terminam em 10/09 e podem ser feitas presencialmente na Semdettur, que fica no prédio do Centro Cívico (Prefeitura), ou no site turismopiracicaba.com.br.

Imagem de local onde funciona a Casa do Artesão. É um antigo barracão do Engenho Central, com tijolos visíveis. Há pessoas entrando na porte do local
Casa do Artesão, no Engenho Central, tem expostos trabalhos de diversos artesãos

Para concorrer à seleção é necessário que o artesão comercialize produtos de autoria própria que apresentem atributos culturais e naturais referentes à Piracicaba. Não serão aceitos produtos industrializados e/ou feitos por terceiros. O artesão deve morar em Piracicaba, não ser credenciado em nenhuma outra feira já existente no município e não possuir empresa ou ponto comercial.

Para inscrições presenciais, a Semdettur fica na rua Antônio Correa Barbosa, 2233 – 5º Andar – Centro Cívico, com atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 16h. É necessário comparecer ao local munido dos seguintes documentos: ficha de inscrição disponível no site turismopiracicaba.com.br, foto do comprovante de residência e documento de identificação com foto, além de cinco fotos dos artesanatos.

Entre as técnicas artísticas que podem ser expostas estão biscuit, madeira rústica, marchetaria, palha de milho, macramê, tear, bijuteria artesanal, decoupage, cartonagem, amigurumi, organite, pintura em telhas e argila.

“Há dez anos não são abertas vagas para as feiras de artesanato da cidade, então, é uma grande oportunidade para os artesãos se candidatarem agora. Nosso intuito é evidenciar o trabalho feito por estes artistas, com foco nas produções que destaquem as características de Piracicaba”, comentou a diretoria municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Imagem interna da Casa do Artesão, com diversos produtos expostos, como bonecas, quadros, caixas, porta-retratos, entre outros itens feitos por artesãos manualmente
Produtos expostos na Casa do Artesão são de autoria própria dos artesãos da cidade

SELEÇÃO – A seleção ocorre em duas etapas, por uma Comissão formada por representantes da Prefeitura, da Casa do Artesão e do Comturpi (Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba). Na primeira etapa, o artesanato será avaliado prioritariamente, pelos critérios de cultura popular, tradição, originalidade, criatividade, inovação e qualidade. Os selecionados para a segunda etapa deverão enviar um vídeo comprobatório do candidato produzindo o artesanato. Caso não seja suficiente, haverá teste presencial em dia e local determinado pela Secretaria. A lista dos selecionados será publicada no dia 5/10 no site turismopiracicaba.com.br. Somente poderão participar da feira os (as) artesãos (ãs) aprovados nas duas etapas. Os convocados deverão participar das reuniões com os gestores públicos responsáveis pelo artesanato e seguir as normas do Regulamento do Artesanato em vigor.

SELECIONADO – O artesão selecionado receberá a permissão de uso do espaço público com validade de cinco anos, ou seja, até dia 30 de setembro de 2028. Passado esse tempo, ele poderá participar de outro edital de chamamento e ser selecionado novamente. Haverá uma lista de espera dos selecionados. Caso haja desistência de algum artesão no decorrer do primeiro ano, outro será chamado, porém, o prazo de permanência será o mesmo, ou seja, até dia 30 de setembro de 2028.

A feira realizada no Engenho Central faz parte do Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba, de responsabilidade do Departamento de Turismo, da Semdettur, e tem como objetivo geral divulgar a cultura empreendedora, geração de renda e o fomento do artesanato na cidade. A realização da Feira de Artesanato está regulamentada pela Lei n° 9.679/2021, que institui a Política Municipal de Incentivo e Valorização do Artesanato e demais itens, e pelo Decreto Municipal nº 19.438.