.: Prefeitura vai reformar a Casa do Artesão

25 de maio de 2023

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), vai reformar a Casa do Artesão, situada na região da Rua do Porto, próximo ao campo de futebol. A homologação da empresa que venceu a licitação para execução da reforma já aconteceu e ainda neste mês será emitida a Ordem de Serviço para início das obras. O critério de julgamento da licitação foi de menor preço. O prazo de vigência do contrato é de 120 dias, podendo ser prorrogado.

Os serviços a serem feitos na Casa do Artesão envolvem revestimento, piso, cobertura, infraestrutura elétrica, pintura, iluminação, entre outros. O imóvel foi inaugurado em agosto de 1999 e até 2016 era ocupado com atividades culturais/artísticas, com 30 artesãos expondo e comercializando os próprios trabalhos. Hoje, esses profissionais têm como espaço de exposição e vendas a Casa do Artesão situada no Parque do Engenho Central e a Feira de Artesanato da Rua do Porto.

“Em breve, os serviços de reforma devem começar e nossa intenção é que o espaço seja utilizado o quanto antes para atividades artísticas, com o intuito de promover ainda mais o turismo na cidade, atraindo turistas de outros municípios para conhecerem Piracicaba, movimentando, assim, o comércio local de artesanatos, os restaurantes, a rede hoteleira e todo o setor”, comentou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Segundo o titular da Semdettur, José Luiz Guidotti Júnior, após a reforma, a Casa do Artesão será disponibilizada em permissão de uso para que, em parceria com entidades, no imóvel sejam oferecidos serviços de entretenimento e lazer. Ele comentou que um grupo de trabalho de reativação da Amoporto (Associação dos Moradores e Restaurantes da Rua do Porto) já manifestou interesse em obter a permissão.

“Recebemos a proposta de uso e está dentro do que nós, enquanto Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, pensamos para o local, com atividades de conexão com a Rua do Porto e o turismo, proporcionando convívio social e integração da casa com os restaurantes e bares, tornando a Casa do Artesão um local digno para a comunidade”, falou Guidotti Júnior, exemplificando que isso já acontece com o Casarão do Turismo, que atualmente tem permissão de uso para o Esporte Clube XV de Novembro.