.: Projeto Monitoria de Turismo 60+ inicia visitas técnicas a pontos turísticos da cidade

1 de março de 2023

Autor: Texto e fotos: Sabrina Franzol

Os participantes do Projeto Monitoria de Turismo 60+ começaram hoje, 28/02, as visitas técnicas a pontos turísticos do município. Eles estiveram na manhã desta terça-feira no Horto de Tupi, no Elevador Turístico Alto do Mirante e no Parque do Mirante, para observarem os locais pelo viés turístico e compartilharem informações sobre os espaços. O projeto Monitoria de Turismo 60+ começou no dia 14 deste mês e vai até 23 de março, com aulas totalmente gratuitas aos inscritos. Ele foi criado com o intuito de capacitar pessoas com 60 anos de idade ou mais para atuarem como monitores qualificados nos atrativos turísticos da cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba).

Participates do curso em visita ao elevador Alto do Mirante

Conforme a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire, as aulas práticas, que constituem as visitas técnicas, colaboram para a perpetuação do aprendizado teórico. “Quando os participantes vão conhecer os ambientes in loco, eles podem ter muito mais propriedade ao transmitir as informações, porque viram de perto como é o local”, afirmou.

Valéria Júlia Patriani pesquisou e falou sobre o elevador aos colegas do grupo

“A proposta das visitas técnicas é fazer com que os alunos observem os locais não apenas como turistas, mas como prestadores de serviço da área. Depois, eles serão orientados a criarem um roteiro com os pontos turísticos da cidade e por isso é importante que conheçam. Aliás, muitos da turma ainda não tinham ido a estes locais”, comentou a ministrante do curso, Marta Poggi, consultora em turismo.

O aposentado Leonídio Franco, 74, é exemplo de quem nunca havia visitado o elevador e o horto. “Foram visitas inéditas para mim e realmente achei ótima a oportunidade de conhecê-los. Aprendi e gostei. Já estou visualizando, no futuro, possibilidades de trabalho para mim na área turística”, disse.

Também aluna do curso, a professora universitária Valéria Júlia Patriani, 60, que é natural da capital paulista e moradora de Piracicaba há 30 anos, ficou responsável por apresentar ao grupo informações sobre o Elevador Alto do Mirante. “Busquei as informações e estudei para falar. Foi muito bom. Aliás, o curso está me provocando a ter ideias e a olhar Piracicaba de outra maneira, para pensar em como a cidade pode ter mais turistas e fazer com que estes turistas saiam satisfeitos daqui”, falou.

Leonídio Franco visitou pela primeira vez o elevador e o horto

Outra participante do Projeto Monitoria de Turismo 60+ que esteve nas visitas técnicas hoje foi a psicóloga aposentada Eliana Jorge, 66. Ela também é de São Paulo e vive em Piracicaba desde os nove anos idade, com períodos morando no exterior. “Com as informações sobre os locais, as visitas aos espaços ficam muitos mais enriquecidas. Eu não sabia, por exemplo, que o elevador Alto do Mirante tem 24 metros de altura. E as placas informativas são fundamentais para que o turista possa se localizar e saber sobre o que a cidade oferece”, avaliou.

Eliana Jorge avalias as placas informativas como fundamentais aos turistas

As visitas técnicas de hoje tiveram apoio da SME (Secretaria Municipal de Educação), que cedeu o ônibus para transporte dos participantes, e da Semutri (Secretaria Municipal de Transportes Internos), que disponibilizou motorista. Estão programadas visitas, ainda, aos bairros tiroleses Santana e Santa Olímpia, famosos pelas festas do Vinho e da Polenta, respectivamente.

Alunos puderam compartilhar informações nas visitas