.: Revitalizada em fevereiro, placa turística no Parque do Mirante é pichada

14 de abril de 2023

Revitalizadas em meados de fevereiro, ou seja, há menos de dois meses, as placas de sinalização turística do Parque do Mirante já possuem pichação, poluindo o visual e prejudicado a eficiência quanto à orientação aos turistas.

O serviço de troca dos adesivos informativos das placas ocorreu, além do Parque do Mirante, na região da Rua do Porto e em outros espaços do município, totalizando 20 placas, por meio de empresa contratada pela Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), pelo valor de R$ 6.957,37.

Placa turística no Parque do Mirante foi trocada em fevereiro e já tem pichação – Foto Isabela Borghese

Os locais contemplados com novos adesivos turísticos informativos são na entrada do Parque do Mirante, em frente ao Casarão do Turismo, na Praça Dona Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, conhecida como Praça da Boyes; na rua Luiz de Queiroz, entre outros.

Entre os tipos de placas substituídas estão a de rota de pedestres, indicando locais que podem ser visitados em caminho feito a pé; de mapas, de Piracicaba Era Assim, que contém histórico e fotos antigas do local, e de avisos sobre a proibição de comércio ambulante itinerante na orla do rio Piracicaba, sendo que estas últimas também já estão pichadas.

Outras placas de orientação à população na Rua do Porto também estão com sinais de vandalismo – Foto Isabela Borghese

“Pichações e riscos são atos de vandalismo e interferem na leitura e muitas vezes prejudicam a orientação para os turistas. Além disso, desvaloriza o espaço e é um dano ao patrimônio público, causando prejuízo aos cofres públicos, prejuízos estes que o cidadão tem de pagar, portanto, é essencial que a população se conscientize que ações como esta não podem acontecer e devem ser denunciadas para a Guarda Civil”, disse a diretoria municipal de Turismo, Alessandra Freire.

CRIME – Atos de vandalismo são enquadrados como crime e a pena é detenção de seis meses a três anos, além de multa, conforme o inciso III do artigo 163 do Código Penal, que dispõe sobre essa prática “contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; (Redação dada pela Lei nº 5.346”. As denúncias de atos de vandalismo podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Civil.