.: Roteiro turístico noturno no Cemitério da Saudade é remarcado para 24/02

15 de fevereiro de 2023

O roteiro turístico noturno gratuito Saudade e Suas Vozes, no Cemitério da Saudade, foi remarcado para o dia 24/02, sexta-feira, após ter sido cancelado o do dia 3/02, devido às chuvas. As vagas já foram preenchidas para as duas sessões: às 19h e às 20h30. Caso a pessoa que se inscreveu não possa comparecer, ela deve informar isso enviando mensagem pelo Instagram da Diretoria de Turismo (@visite.piracicaba). Todos os inscritos serão avisados, via e-mail, sobre a nova data.

No roteiro, um dos túmulos visitados é o do padre Galvão

Composto por lendas urbanas e histórias de personalidades de Piracicaba, Saudade e Suas Vozes é realizado pelo grupo criativo O que Te Assombra e pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e com apoio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba).

“Estamos num período chuvoso e é inviável realizar o passeio com chuva, portanto, em caso de mais chuva no dia 24, reagendaremos novamente. Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência aos participantes, com muita história, conhecimento e, claro, segurança”, falou a diretora de Turismo, Alessandra Freire.

Túmulo de Prudente de Moraes consta em  trajeto da visita

Durante a caminhada pelo cemitério, as lendas são contadas pelo compositor e contador de histórias Thiago Souza, com informações complementadas pelos historiadores piracicabanos Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado no ano passado, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o local.

Entre as histórias explanadas estão as dos túmulos do Prudente de Moraes, que foi o primeiro civil a assumir o cargo de presidente do Brasil, e do padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local. As lendas que integram a caminhada Saudade e Suas Vozes podem ser conferidas no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA).

Este passeio é exclusivo no Cemitério da Saudade, com lendas e informações sobre personalidades locais (Foto Sabrina Franzol)

Cada sessão da visita noturna ao cemitério é para 80 pessoas, totalizando 160 participantes por noite. Quem desejar pode doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para o grupo Ajuda do Bem Piracicaba, que realiza ações sociais na cidade. Mais informações: (19) 3403-1356 ou o e-mail turismo@piracicaba.sp.gov.br