Camisetas cinza com detalhe azul e amarela, penduradas em cabides de loja.
Para integrar a feira de artesanato, uma das exigências é que, preferencialmente, os produtos tenham ligação com a cultura de Piracicaba

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), abriu hoje, 02/01, inscrições para artesãos interessados em integrar a Feira de Artesanato da Rua do Porto. O edital completo está disponível no Diário Oficial do dia 22/12/2023 e as inscrições seguem até dia 19/01. A lista dos selecionados será publicada no dia 29/02/2024 no site turismopiracicaba.com.br/.

As inscrições devem ser feitas na Semdettur, no prédio do Centro Cívico, na rua Antônio Correa Barbosa, 2.233, 5º andar, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 16h, munidos da ficha de inscrição (que consta no edital) preenchida; foto do comprovante de residência e documento de identificação com foto e três fotos dos artesanatos e amostra de um dos produtos. São quatro vagas disponíveis.

A feira faz parte do Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba, de responsabilidade do Departamento de Turismo, vinculado à Semdettur, e tem como objetivo geral divulgar a cultura empreendedora, geração de renda e o fomento do artesanato na cidade.

Os produtos a serem comercializados deverão ser de autoria do próprio artesão e, preferencialmente, apresentar atributos culturais e naturais referentes a Piracicaba. Não serão aceitos produtos industrializados e/ou feito por terceiros.

O processo de avaliação será realizado em duas etapas, por uma Comissão formada por representantes da Prefeitura, Feira de Artesanato da Rua do Porto e Conselho Municipal de Turismo do Município de Piracicaba (Comturpi).

Na 1ª etapa o artesanato será avaliado, prioritariamente, pelos critérios de cultura popular, tradição, originalidade, criatividade, inovação e qualidade. Os selecionados para 2ª etapa deverão enviar um vídeo comprobatório do candidato produzindo o artesanato; caso não seja suficiente, haverá teste presencial em dia e local determinado pela secretaria.

Somente poderão participar da feira os artesãos e artesãs aprovados nas duas etapas. Os convocados deverão participar das reuniões com os gestores públicos responsáveis pelo artesanato e seguir as normas do Regulamento do Artesanato em vigor.