.: Semdettur realiza formatura do programa Meu Futuro Emprego no colégio Augusto Melega

28 de junho de 2023

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur),realizou hoje, 23/06, a cerimônia de formatura do programa Meu Futuro Emprego, na Escola Estadual Augusto Melega, localizada no bairro Campestre.

Formandos da escola Augusto Melega

Sessenta alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio receberam treinamento sobre processos seletivos e competências comportamentais (Soft Skills), visando preparar os jovens em busca do primeiro emprego.

A Semdettur já havia ministrado neste ano o programa Meu Futuro nos colégios Edson Rontani, Dom Eduardo Milad Koaik e Márcia Regina Modesto de Paula da Rocha, beneficiando um total de 150 alunos da rede estadual de ensino. A Pasta inclusive pode atender a demanda de outras escolas que desejem replicar esse conteúdo pelo link http://semdettur.piracicaba.sp.gov.br/qualificacao/meu-futuro-emprego/

Ester de Oliveira disse que o nervosismo não pode atrapalhar a entrevista de emprego

A assessora de políticas públicas da Semdettur, Sarah Giangrossi, lembrou que o programa Meu Futuro Emprego é oferecido de maneira gratuita, com carga horária de 7 horas por meio das seguintes disciplinas: elaboração de currículos, como se portar durante o processo seletivo, soft skills e organização financeira e simulação de entrevistas de emprego. “A experiência de apresentar temas como mercado de trabalho e empregabilidade dentro da sala de aula tem sido muito valiosa para a formação dos alunos”, destacou Sarah.

ENGAJAMENTO – A diretora da Escola Augusto Melega, Priscila Gobbo Cerimarco Ramos, disse que os alunos não tinham muitas perspectivas de como funciona o mercado de trabalho e que a experiência foi válida para que eles entendam a importância de se prepararem bem para conseguir uma oportunidade de emprego.

Prof. Luís Fernando Maia, Vinícius da Silva e Sarah Giangrossi

Vinícius Alexandre da Silva, aluno do 3º ano, disse que entender como funcionam os critérios de seleção adotados pelos recrutadores da área de Recursos Humanos é um importante diferencial para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. “Esse conhecimento a gente não aprende em casa e nem no colégio. Agradeço pela oportunidade que nos foi oferecida”, revelou Vinícius.

“Aprendemos que durante o processo de seleção devemos evitar gesticular demais e sempre olhar nos olhos do entrevistador para que ele veja que estamos interessados no assunto. Não podemos deixar que o nervosismo nos impeça de mostrar nossas habilidades”, destacou Ester de Oliveira, aluna do 2º ano do Ensino Médio.

A diretora Priscila Ramos disse que a experiência foi positiva

Eduardo de Oliveira Pereira, que cursa o 1º ano, disse que o treinamento oferecido pela Semdettur foi excelente e que ele aprendeu que precisa demonstrar as habilidades que possui durante uma entrevista de emprego de maneira objetiva. “O segredo é permanecer calmo e ressaltar suas qualidades para que o entrevistador veja que estou qualificado para a vaga oferecida”, disse Eduardo.

Eduardo Pereira disse que o treinamento da Semdettur foi excelente