A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), vai desenvolver três novos projetos para empreendedores na cidade, com capacitação para lideranças femininas, inovação nos negócios e incentivo ao crédito para empreendedores. As atividades vão acontecer em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Microempresas), com investimento total de cerca de R$ 151.330 nos três projetos.

A assinatura aconteceu na tarde de hoje, sexta-feira, 22/03, no Gabinete do prefeito Luciano Almeida. “Mais uma boa notícia que a Semdettur traz para o município, com esse incentivo aos negócios e a geração de renda na cidade”, disse.

Fabio Gerlach, gerente regional do Sebrae, ao lado do prefeito Luciano Almeida e o secretário da Semdettur

Além do prefeito, esteve presente na reunião o secretário da Semdettur, José Luiz Ribeiro, o gerente regional do Sebrae, Fabio Gerlach, e o consultor de políticas públicas do Sebrae, Eduardo Mercadante.

Um dos principais projetos, o Mulher Empreendedora, vai realizar uma série de ações para fomentar os negócios liderados por mulheres em Piracicaba. Uma das etapas será fazer um mapeamento para identificar e organizar informações que servirão como referências de políticas públicas para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino no município.

A partir disso, vão acontecer capacitações de lideranças femininas para serem multiplicadoras e referências a outras mulheres no município e a formação de uma rede empreendedora de apoio às mulheres.

“Nesse mês de março, que é dedicado às mulheres, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semdettur, na presença do prefeito Luciano, assinamos um contrato para fomentar o empreendedorismo da mulher, oferecendo pra elas, além dos cursos, orientações, visão do mercado, as oportunidades que a cidade pode oferecer, além de uma linha de crédito para mulheres”, explicou Ribeiro, secretário da Semdettur.

Assinatura de contrato para capacitações da Semdettur com o Sebrae no gabinete do prefeito Luciano Almeida

O segundo projeto, desenvolvido no Hub Piracicaba, vai capacitar agentes promotores de inovação, com mentorias para grupos de empreendedores, e um programa de aceleração de resultados para 11 cervejarias artesanais de Piracicaba.

Na Caravana do Crédito, vão ser realizadas cinco ações, levando o Sebrae em pontos e eventos estratégicos na cidade para divulgar e maximizar o alcance à população da disponibilidade de crédito para os empreendedores, levando informações sobre os investimentos disponíveis pelo Banco do Povo em locais públicos.

As ações vão acontecer durante o ano de 2024. O calendário com as datas de mentorias e eventos ainda será definido pela Semdettur.