Semtre reúne comerciantes de rua em palestras

7 de agosto de 2019

Texto: Ronaldo Castilho

Alteração de lei para a categoria também foi tema de encontros

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), realizou na tarde e noite de ontem, 06/08, no Auditório do Centro Cívico, encontros com comerciantes de rua, com a participação da Vigilância Sanitária e Sebrae. Um dos objetivos foi o de instruir sobre as alterações na lei que regulamenta a categoria por meio do Projeto de Lei Complementar 9/2019, que já foi protocolado na Câmara de Vereadores e aguarda pareceres das comissões para votação.

O prefeito Barjas Negri também participou dos encontros. “Quero parabenizar a Semtre pelo trabalho e dizer aos comerciantes de rua a importância da regularização do seu comércio. Há pessoas que instalam o seu comércio em local não autorizado pela Prefeitura e não vale a pena correr esse risco. Se cadastre, peça orientação, regularize a situação. Estamos aqui para ajudar e auxiliar. Esses encontros são para capacitar o comerciante e garantir uma melhoria no atendimento ao cliente”, disse.

O secretário municipal do Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, e Edmara Damiani, chefe de divisão de Qualificação e Geração de Renda da Semtre, falaram sobre as alterações na lei. “Atualmente, temos 679 profissionais cadastrados e autorizados pela Semtre a trabalhar no comércio de rua, como isso visualizamos algumas mudanças na lei, entre elas a nomenclatura ´comércio ambulante´ para ´comércio de rua´ e de ´ambulante´ para ´comerciante de rua´. Além disso, os comerciante de rua poderão contar com a ajuda de até quatro auxiliares, todos devem ser cadastrados na Semtre, a legislação atual permite apenas dois auxiliares”, disse Ribeiro.

PRÁTICAS – No encontro da tarde aconteceram duas palestras. Na primeira, a farmacêutica da Vigilância Sanitária, Alessandra Campos Totti, falou sobre as boas práticas de manipulação dos alimentos. “Organização e higiene são necessárias para garantir alimentos seguros, envolvendo todas as etapas, seleção dos fornecedores, compra, recebimento, pré-preparo, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda para consumidor final”, disse.

A segunda palestra foi ministrada pela consultora de marketing do Sebrae, Silmara Regina de Souza, que enfatizou a questão do atendimento ao cliente. Ela disse que o comerciante de rua tem que se diferenciar no mercado e conquistar novos clientes, e ter um atendimento de qualidade.