Super MEI fecha turma para primeiro módulo

25 de julho de 2019

Texto: Ronaldo Castilho

Aula inaugural aconteceu ontem, 24/07; módulos 2 e 3 ainda contam com vagas

Os 30 alunos do primeiro módulo do Super MEI, programa de capacitação para microempreendedores individuais (MEIs), chamado de Primeiros Passos, tiveram a primeira aula inaugural ontem, 24/07, na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre). Ainda há vagas para o segundo e terceiro módulos, Organize seu Negócio e Pronto para Crescer. O programa, gratuito, é oferecido pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região).

O secretário do Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, reforça que o Super MEI é uma oportunidade única para quem deseja abrir o próprio negócio e também para quem já é formalizado. “O conteúdo do curso possibilita que o empreendedor torne seu negócio mais competitivo e atraente, ao apresentar com soluções de gestão”, observa.

É justamente isso que busca a promotora de evento Lucimara de Andrade, aluna do primeiro módulo. “Estou fazendo o curso para adquirir maior experiência na área de gestão”, enfatiza ela, que trabalha na área há um ano.

Fornecer doces para festas é o negócio de Mariana Barbosa da Silva Leite, que se especializou em brigadeiros. Ela trabalha há três anos, mas ainda não se formalizou. “Faz três anos que vi como uma forma inovadora levar os doces caseiros até as festas. Ainda não me formalizei, por isso, me interessei em fazer o curso com o objetivo de me formalizar e também de viabilizar novas parcerias de trabalho”, disse.

CICLOS – O Super MEI é composto por três ciclos de capacitação, cada um contemplando os três módulos (Primeiros Passos, Organize seu Negócio e Pronto para Crescer), e acontece de julho a dezembro de 2019.

O primeiro módulo, chamado de Primeiros Passos, é destinado para quem exerce alguma atividade empreendedora informal ou para quem tem planos de se tornar um empresário. O módulo aborda 12 horas de capacitação presencial sobre formalização, controles financeiros e vendas, além de um EAD de Plano de Negócios (ensino à distância) e um e-book.

O segundo módulo, chamado de Organize seu Negócio, é destinado para os microempreendedores individuais formalizados, que já desenvolvem alguma atividade econômica e que desejam aprimorar a gestão de empresa. Nesse módulo o empresário terá contato com os assuntos de empreendedorismo, preço de venda, fluxo de caixa e marketing digital e mais um EAD sobre atendimento ao cliente.

O terceiro módulo, Pronto para Crescer, é direcionado para os microempreendedores individuais que desejam se tornar uma microempresa, e necessitam se organizar para crescer de forma consistente e constante. O curso aborda os desafios dessa transição, com os temas legislação, planejamento, indicadores para negócios, inovação e informações sobre crédito.

As inscrições para o Super MEI são gratuitas e podem ser realizadas diretamente com as entidades parceiras (Sebrae-SP Piracicaba, Semtre, Acipi e Sincomércio). As vagas são limitadas.

SERVIÇO: Semtre  Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900 – Fone: (19) 3437-2223; Sebrae-SP – Av. Rui Barbosa, 132 – Fone: (19) 3412-1070 opção 4; Acipi – Rua do Rosário, 700 – Fone: (19) 3417-1766, e Sincomércio – Rua Governador Pedro de Toledo, 484 – Fone: (19) 3422-0808.